Historia do ukulele : Uma breve historia do instrumento que mais cresce em popularidade no mundo

Historia do Ukulele

Contar a historia do ukulele foi uma das tarefas mais divertidas aqui do site. Ao passo que pesquisava, cada vez mais me apaixonava pelo instrumento, dado o envolvimento afetivo das pessoas com o ukulele. Como Roy Sakuma diz no documentário, “O simples fato poder embalar o instrumento como um bebê e posicioná-lo para tocar bem perto do coração” faz com que a historia do ukulele seja lindíssima e apaixonante mesmo.

O fato é que o ukulele, praticamente,  aportou no Hawai em 1879, a bordo do Ravenscrag, navio português junto a imensa colônia desbravadora que se dirigia às ilhas do Pacífico na época.

Praticamente, porque na verdade, O Braguinha e o Rajão, instrumentos vindos da Ilha da Madeira praticamente vieram a se tornar o ukulele tempos depois.

Braguinha, era o nome do primeiro instrumento de origem portuguesa, especificamente da ilha da madeira a aportar na ilha, no navio Ravenscrag.
Logo depois, Manuel Nunes, José do espírito santo e Augusto dias, marceneiros que estavam a bordo do Ravenscrag, observaram que uma madeira da região, a “koa” seria ótima para a produção de um novo instrumento a partir do braguinha português.

O nascimento do Ukulele

Nascia o ukulele. Os Três amigos Manuel Nunes, José do Espírito Santo e Augusto Dias começam a produção do ukulele na Ilha,com a benção do rei Kalakaua que adotou o ukulele e incorporou-o à cultura havaiana, definitivamente, inclusive nas festas do Hula.

Em 1916, o aprendiz de Manuel Nunes, iniciou sua própria produção de ukuleles, o que o faz até hoje, um dos herois do instrumento, mesmo que não tenha tido participação direta no nascimento do ukulele e da sua produção, Samuel Kamaka mantém até hoje, a produção e a cultura original do ukuelele.

Na década de 20 e 30, ainda com sua afinação um tom acima da mais utilizada até hoje, começou a invadir a cultura mundial, sendo inserido em big bands que tinham o jazz como raíz. Na década de 50 e 60, os Estados Unidos renderam-se ao instrumento, o que alavancou sobremaneira a visibilidade do instrumento em um âmbito mundial…

Em 1973, a Gravação de “song for Anna”, feita pelo mestre Herb ohta san, de certa maneira dá o primeiro passo para o reconhecimento do público mundial.

Logo depois, nos anos 90, e 2000, finalmente a historia do ukulele dá um salto de popularidade com as gravações de  ISRAEL KAMAKAWIWO’OLE e JAKE SHIMABUKURO, “Somewhere over the raimbow, por Israel…e a Versão de “Still my guitar gently weeps”, feita por Jake, praticamente alavancam o status de notoriedade do instrumento a um patamar mundial….

Violão pequeno, Instrumento Havaiano, cavaquinho havaiano e outros nomes.

Há tempos atrás escrevi um artigo chamado “Violãozinho“, no qual trato justamente sobre este tema: a quantidade incrível e engraçada de termos que muitas pessoas ainda utilizam por falta de conhecimento sobre o ukulele.

É bem comum ouvirmos ainda expressões como “Violãozinho”, “violão pequeno”, cavaquinho havaiano” e outras denominações engraçadas sobre o instrumento. No entanto, meu propósito aqui no site é justamente apresentar o ukulele e sua versatilidade na música e reforçar o nome ukulele.

Obviamente, não quero acabar com as expressões dadas, inclusive acho engraçadas e divertidas…

Ukulelê, Cavaquinho e ukulele

Há tempos atrás também escrevi um artigo sobre o dilema linguistico: Ukulele ou Ukulelê …

Assim como não sou chato o suficiente para querer que as pessoas não usem mais as expressões acima citadas, também não quero que as pessoas parem de pronunciar “ukulelê”…O fato é que, em vista de nossa origem linguística e desconhecimento da historia do ukulele é extremamente compreensível que isso ocorra.

Mas, como ex-acadêmico do Curso de Letras não pude deixar de dar minha contribuição para o tema e por que não, para a historia do ukulele no Brasil.

Inscreva-se para baixar o Infográfico Historia do Ukulele

* indicates required



Download Gratuito Tablatura Stairway to Heaven para Ukulele !!! Digite um email válido na caixa ao lado e clique em "Inscreva-se"

Danilo

Uke Sessions é um projeto sobre divulgação do Ukulele. Além disso, serve de plataforma de lançamento do meu trabalho solo autoral com música.

Website: http://www.ukesessions.com.br

Deixe um comentário